post-image

Centro de Perícias Científicas 'Renato Chaves' vai promover capacitação de peritos

O Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento e Pesquisa (Coapes), vai promover cursos de formação continuada aos peritos criminais e auxiliares técnicos de perícia. A capacitação e todo o conteúdo programático foi aprovado pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp) da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em reunião do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup), realizada na última quarta-feira (26).

Ao todo, serão oito cursos que vão abordar assuntos periciais voltado para crimes tecnológicos e ambientais, análise de material balístico, perícia em toxicologia forense e química forense, e de local de crime, reprodução simulada dos fatos e odontologia legal, este último voltado também aos peritos médico-legistas. Todo esse conteúdo programático será ofertado em todas a unidades regionais do CPCRC e em períodos diferentes, entre os meses de agosto a dezembro, para que todos os peritos criminais e auxiliarem possam participar.

De acordo com a direção do CPCRC, promover o curso de formação continuada é um compromisso da gestão com a classe pericial, para prestar um serviço de maior qualidade à Justiça do Pará.

“Os peritos e auxiliares precisam dessa constante reciclagem, para que eles possam se aperfeiçoar técnica e cientificamente e, dessa forma, fazer com que haja ainda mais a melhora no trabalho e produção de laudos periciais” - disse o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral do CPCRC.

E a capacitação dos servidores que se alistarem para o curso tem a garantia não apenas pelo conteúdo programático dos assuntos que serão abordados, mas pela formação dos instrutores, que são peritos criminais do CPCRC com titulação de mestrado e doutorado.

“Temos peritos experientes em nosso quadro funcional e com formação avançada que vão ministrar esses cursos. Temos certeza que os peritos criminais que vão participar sairão bem mais capacitados e com certificação do IESP” - completou o perito criminal Celso Mascarenhas.

Para o secretário de segurança Ualame Machado, o curso de capacitação aprovado pelo Consup aos peritos criminais se respalda pela importância da perícia criminal para a resolução de crimes, já que fornece a prova técnica para isso por meio dos laudos.

“Sabemos da relevância da perícia no combate à violência e, termos profissionais da área cada vez mais capacitados é ideal nesse contexto” - declarou o secretário.

Inscrição

A inscrição aos oito cursos de formação continuada ofertados será divulgada em breve, em pelo menos 15 dias antes do início de cada assunto, e será organizado pela Coapes do CPCRC.

Cursos

Na sede do CPCRC em Belém: Perícia Tecnológica, Ambiental, Balística e Toxicologia Forense

Nas unidades regionais: Perícia em Local de Crime, Reprodução Simulada, Perícia em Química Forense e Odontologia Legal.