post-image

Perícia criminal do Pará é referência em Encontro de Criminalística

Evento demarca o reconhecimento do trabalho realizado pelos peritos criminais do estado

A produção científica da perícia criminal do Pará foi o grande destaque do I Encontro Estadual de Criminalística, organizado pela Associação dos Peritos Oficiais (ASPOP), com apoio da direção da Polícia Científica do Pará (PCEPA). O evento contou com presença de Hana Ghassan, vice-governadora eleita, do perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA, entre outras autoridades do Estado, peritos criminais federais e membros da Associação Brasileira de Criminalística (ABC). O Encontro teve início na última quinta-feira (1º), e segue até esta sexta-feira (02), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), em Belém.

Durante o evento foram apresentados trabalhos periciais de diversas áreas que auxiliaram a resolução de crimes, assim como oficinas e minicursos que ressaltaram a relevância da perícia criminal do Pará.

"O Encontro tem essa proposta de mostrar como os peritos criminais do Pará são capacitados, em suas diversas áreas de conhecimento, e que pela produção científica contribuem para a resolução de crimes, que sempre foram destaque em eventos fora do nosso Estado, com muitos estudos de casos sendo premiados" - destacou Nery.

post-image
Foto: Ascom/PCEPA

Para a direção da PCEPA, o reconhecimento da perícia criminal do Pará se deve também aos investimentos feitos pelo Governo, sobretudo pela aquisição de modernos aparelhos.

"Nossa perícia criminal do Pará tem cada vez mais recebido investimentos que, somados à qualidade e competência dos nossos peritos, tem sido relevante para justiça e referência em congressos de criminalística, como esse Encontro organizado pela ASPOP" - declarou o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA.

Presente no I Encontro Estadual de Criminalística, a vice-governadora eleita Hana Ghassan também reconheceu a importância da classe pericial.

"No sistema de segurança pública, o Governo do Estado sempre pôde contar com os serviços dos peritos criminais, e esse evento destaca muito bem isso. Por isso, enquanto fui gestora da Secretaria de Planejamento, sempre mantive um bom diálogo buscando sempre atender as demandas solicitadas pela classe" - enfatizou Hanna Ghassan.

post-image
Encontro contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-governadora eleita Hana Ghassan
Foto: Ascom/PCEPA

O evento também foi prestigiado por peritos da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), que ressaltaram que a produção científica da PCEPA é uma das referências em nível nacional.

"Em todos os eventos de criminalística observamos a qualidade da perícia criminal do Pará, assim como acompanhamos notícias de casos criminais no Estado que são solucionados com a participação dos peritos criminais. Toda essa qualidade nos faz pensar na possibilidade do Pará sediar um congresso da ABC" - concluiu a perita Érica Brito, vice-presidente da ABC.

post-image
Foto: Ascom/PCEPA