Área externa do Centro de Perícias Científicas passa por higienização
A iniciativa, que será constante, visa reduzir os riscos de contaminação de servidores e usuários
A direção do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC) promoveu, na manhã deste domingo (3), a limpeza da área externa da sede do órgão, em Belém, principalmente no galpão onde está estacionado o caminhão frigorífico que armazena corpos de suspeitos de Covid-19, que ainda serão analisados pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O trabalho envolveu lavagem, capinação e maior vedação do espaço de acesso ao galpão, com o objetivo de garantir a segurança e saúde dos servidores que trabalham no local.
“Temos que garantir a saúde de nossos servidores, tanto do CPC quanto dos servidores das equipes do SVO, para que continuem garantindo os serviços à população” - afirmou Celso Mascarenhas, diretor-geral do Centro de Perícias.
A limpeza nas áreas interna e externa na sede do CPC, de unidades regionais e núcleos avançados é uma ação constante do órgão. Há uma semana, internos custodiados da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realizaram a higienização e desinfecção na sede, assim como no Núcleo de Crimes Contra a Vida (NCCV), que funciona nas instalações da Divisão de Homicídios (DH), no bairro de São Brás, em Belém.
Proteção - A direção também determinou a lavagem dos carros de remoção e colocou à disposição, como medida de prevenção aos servidores, vários itens de proteção, incluindo máscaras e álcool em gel, além da orientação de distanciamento aos usuários que buscam os serviços do CPC e aos atendentes do órgão que atuam na recepção.
De acordo com a direção-geral do Centro de Perícias, a programação de higienização e desinfecção, além de outras medidas de limpeza, continuarão, sobretudo em Belém, devido ao fluxo de corpos de suspeitos de Covid-19, que são analisados pelo SVO.
“Já estamos com a higienização e desinfecção do CPC pelos internos da Seac marcadas para essa semana. Além disso, estamos em contato constante com o secretário Jarbas Vasconcelos (da Seap), para que eles venham fazer esse serviço constantemente. É a forma de garantir a saúde dos nossos servidores e dos usuários” - ressaltou Celso Mascarenhas.