post-image

Obras de ampliação na Polícia Científica do Pará avançam para melhoria de serviços no estado

Investimentos feitos na execução dos serviços giram em torno de R$ 800 mil

As instalações da sede da Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA) passam por uma modernização, dando mais qualidade ao serviço de inteligência pericial nos diversos setores. Atualmente, quatro obras estão em andamento e avançam para a conclusão ainda no primeiro semestre de 2023. O investimento gira em torno de R$ 800 mil.

Para o diretor geral da PCEPA, Celso Mascarenhas, as melhorias são um marco na infraestrutura da unidade.

"O balanço da nossa gestão, quando nós assumimos há 4 anos, tinha se comprometido com o governador Helder Barbalho em melhorar o nosso parque tecnológico porque a Justiça se faz com Ciência. Se não tivermos laboratórios bem equipados, não podemos dar uma boa resposta para a Polícia Judiciária" - destaca.

post-image
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

Entre os prédios que estão em obras constam a ampliação da Coordenação de Laboratórios (Colab), Gerência de Perícia Veicular(GPV), Gerência de Perícias de Fonética e Informática Forense. Além disso, está a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dentro dos padrões de qualidade ambiental, oferecendo mais segurança à comunidade do entorno.

"Estamos na fase final, em 60% da obra do nosso laboratório. Em 15 anos de gestão, os laboratórios de Química Forense, Biologia Forense e DNA trabalhavam juntos, o que não é indicado diante do risco de contaminações e prejuízo aos laudos, que poderiam sair em 10 dias e acabam demorando mais" - comenta o diretor.

post-image
Celso da Silva Mascarenhas é diretor geral da PCEPA
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

A obra está ocorrendo sem prejudicar o atendimento de demandas. Com a ampliação, os atuais setores serão acomodados nas novas instalações para que os trabalhos de construção civil sejam continuados na parte instrumental. Entre os ambientes incluídos no projeto estão as salas administrativas e das coordenações, sala dos peritos, alojamentos, Laboratório de Química Forense e Laboratório de Plantão.

Mais conforto - A Gerência de Perícia Veicular vai ganhar novos espaços para também acomodar os servidores e oferecer serviços com mais conforto e qualidade aos usuários.

"Já estamos com 70% de execução do novo laboratório de perícias veiculares, que vai otimizar experiências internas e perícias externas, onde se faz exame de chassi. Temos um convênio com o Detran, além de fazermos perícias de roubos e de colisão. Instalamos um aparelho que estava há sete anos parado e conseguimos recuperá-lo" - pontua Celso.

post-image
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

O diretor ressalta que a cessão de espaço feita pelo comandante da Polícia Militar do Pará (PM), coronel Dilson Júnior, possibilitará a ampliação do Laboratório de Informática Forense. São 600m2 de área construída que permitirão avanços em exames de crimes cibernéticos.

post-image
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

"As demandas de crimes com computadores e celulares, por exemplo, estão sendo maiores do que de óbitos pela violência. Por isso estamos investindo em equipamentos, por meio de convênio com a Sectet (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica) e o apoio do Governo do Estado" - acrescenta o diretor.

Em 2022, a PCEPA entregou o novo Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), com mesas de necropsias e câmaras frias, além do Laboratório de Balística. Para 2023, a expectativa é ampliar as melhorias para as unidades dos municípios, como Santarém, de forma a melhorar ainda mais a resposta nas localidades e diminuir a demanda na capital.