Efetivo da Polícia Científica dá apoio à "Operação Carnaval 2022"
Equipes serão responsáveis pela produção dos laudos técnicos com a realização de exames de droga, lesões corporais, perícias veiculares e de patrimônio, remoção e local de crime, entre outros procedimentos periciais
A Polícia Científica do Pará (PCEPA), junto aos demais órgãos da segurança pública, irá integrar a “Operação Carnaval 2022”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A operação tem o objetivo de garantir a segurança da população que se deslocará para os principais balneários do interior do Pará neste feriado prolongado que corresponde ao carnaval, entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março. A PCEPA estará presente com um efetivo de 30 servidores, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia que serão distribuídos entre os municípios que registram o maior número de foliões.
A atuação da equipe da Polícia Científica deve agilizar a autuação das Polícias Civil e Militar, assim como o Detran, sobretudo nas localidades que não possuem unidades regionais e núcleos avançados da PCEPA, como Salinópolis, Marudá, Cametá, Salvaterra e Mosqueiro, distrito de Belém, por meio da produção dos laudos técnicos solicitados por estes órgãos, como exames de droga, lesões corporais, perícias veiculares e de patrimônio, remoção e local de crime, entre outros procedimentos periciais. Os municípios de Abaetetuba e Bragança também irão receber efetivo, embora possuam um núcleo avançado da PCEPA.
“A presença 24 horas de todos os profissionais da perícia, além da disponibilidade de todo o aparato pericial, como viaturas e equipamentos, objetiva a agilidade do serviço, evitando o deslocamento de viaturas e de profissionais de outros Núcleos Avançados (N.A.) ou de Unidades Regionais (U.R.), sem prejuízo de pessoal para estes que irão colaborar para os órgãos de segurança que solicitarem os serviços periciais” - garantiu o diretor-geral e perito criminal Celso Mascarenhas.
Neste ano, a participação pericial destaca-se em Salinópolis, pois o apoio dos serviços do Instituto de Criminalística será efetivo tanto na delegacia do município quanto no Centro Integrado de Comando e Controle da Segup, instalado na praia do Atalaia. Haverá um médico legista na cidade que, além dos atendimentos usuais, estará à disposição da realização de necropsia, a partir de um convênio do Instituto de Medicina e de Odontologia Legal (IMOL) com o hospital municipal da cidade durante este Carnaval.