Equipes da Polícia Científica irão atuar na "Operação Carnaval 2023"
O objetivo é colaborar na agilidade de autuação das Polícias Civil e Militar, e Detran, para a produção dos laudos técnicos
Equipes da Polícia Científica do Pará (PCEPA), junto aos demais órgãos da segurança pública, irão integrar a “Operação Carnaval 2023”, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A operação tem o objetivo de garantir a segurança da população que se deslocará para os principais balneários do interior do Pará neste período que corresponde ao carnaval, entre os dias 16 a 23 de fevereiro.
Ao todo, a PCEPA estará presente com o efetivo de 119 servidores, entre peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícia, que serão distribuídos entre os municípios que registram o maior número de foliões, como Salinópolis, Marudá, Cametá, Salvaterra e Vigia.
A atuação da equipe da Polícia Científica deverá colaborar na agilidade para autuação das Polícias Civil e Militar, assim como o Detran, por meio da produção dos laudos técnicos solicitados por estes órgãos, como exames de drogas, lesões corporais, perícias veiculares e de patrimônio, remoção e local de crime, entre outros procedimentos periciais.
“A atuação da Polícia Civil no caso de apreensões, em qualquer tipo de crimes, nessas localidades, vai depender do laudo pericial. Por isso, destacamos nossos peritos criminais para agilizar esse processo e contribuir para que a ordem e segurança seja mantida” - declarou o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA.
Além disso, a direção da PCEPA reitera que os municípios de Abaetetuba, Bragança e Parauapebas, embora possuam postos avançados do órgão, também irão receber reforço, já que também registram movimentação intensa durante o carnaval.