post-image

Polícia Científica integra Operação Festas Seguras 2023

Os peritos estarão atuando nas perícias de local de crime contra a pessoa e patrimônio, veiculares, abuso de drogas e furto de energia

A Polícia Cientifica do Pará (PCEPA) está presente na Operação "Festas Seguras 2023", organizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). A PCEPA atuará com ações nas praias e balneários, que serão palcos de festejos da virada do ano.

De maneira prática, a PCEPA estará presente em Mosqueiro, Distrito de Belém, e Salinas, que são considerados os principais destinos nesta época do ano. Ao todo, serão mobilizados cerca de 30 servidores, entre peritos criminais, médicos-legistas, auxiliares técnicos, motoristas e remocistas, que serão responsáveis por elaborar os laudos periciais que vão servir de prova técnica para autuação das polícias Civil e Militar.

post-image
Foto: ASCOM / PCEPA

Entre os serviços prestados, os peritos estarão atuando nas perícias de local de crime contra a pessoa e patrimônio, veiculares, abuso de drogas e furto de energia. Além desses, exames necroscópicos, sexológicos e de lesão corporal, entre outros que venham a ser solicitados em qualquer hora do dia, uma vez que a equipe pericial estará disposta por 24 horas.

“A PCEPA vai colaborar e atuar de maneira integrada com as demais forças de segurança pública, para agilizar os processos, porque os inquéritos instaurados precisam da prova técnica, que é fornecido pelos peritos criminais, para a resolução por parte da Polícia Civil” - disse o perito criminal Francisco Santos, coordenador de Regionais da PCEPA.

post-image
Foto: ASCOM / PCEPA

Ao mesmo tempo, o efetivo de peritos criminais destacados para a Operação "Festas Seguras" não irá comprometer o efetivo que atende Belém e as demais coordenadorias regionais e núcleos avançados da PCEPA.

“O plano de participação de nossas equipes na operação foi pensado, para que a perícia esteja presente em qualquer lugar do Estado, para atender as demandas normalmente” - concluiu Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA.

post-image
Foto: ASCOM / PCEPA