Novo Núcleo da Polícia Científica em Abaetetuba tem consultório para vítimas de abuso
Entregue pelo governador Helder Barbalho, o Núcleo vai beneficiar usuários de toda a região do Baixo Tocantins
Um espaço totalmente reconstruído para atender melhor a região do Baixo Tocantins com os serviços periciais. A nova estrutura do Núcleo Avançado da Polícia Científica do Pará em Abaetetuba foi entregue pelo governador Helder Barbalho, na manhã desta sexta-feira (01). As instalações incluem sala de necropsia, que atende às normas de biossegurança; novos laboratórios e o consultório para atendimento de vítimas de abuso sexual e lesão corporal, um dos avanços na prestação de serviços.
O prédio, com as novas instalações para o trabalho pericial em Abaetetuba, é o quinto reconstruído pela atual gestão, que já entregou as unidades regionais de Altamira, Castanhal e Marabá, e o núcleo de Itaituba.
A obra envolveu todas as dependências do Núcleo, que não recebia intervenções desde 2010, quando começou a funcionar. O diferencial é a inclusão do consultório médico para atendimento de vítimas de crimes sexuais e mulheres vítimas de agressão.
"Entregamos o núcleo reestruturado, que atende demandas da Prefeitura, com ampliação de serviço, agora com serviços especializados à mulher" - frisou Helder Barbalho.
A inclusão desse serviço no Núcleo Avançado vai evitar que usuários precisem se deslocar até a capital para conseguir atendimento.
"Nessa revitalização do Núcleo incluímos o consultório para atender pessoas vítimas de abuso sexual, que antes precisavam ir até Belém" - disse Hinton Barros Jr., diretor do Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), da Polícia Científica do Pará.
As novas instalações aprimoram o trabalho pericial na região
Melhor atendimento - Para o morador de Abaetetuba Carlos Araújo, contar com serviços mais completos, que colaboram para a segurança no município, será benéfico a toda a população.
"A gente sabe da importância da perícia, que possui serviços que auxiliam a Polícia Civil. Saber que esse Núcleo vai ter serviços mais completos, vai ser ainda mais importante quando tivermos necessidade deles" - disse Carlos Araújo.
Os serviços periciais ofertados pelo Núcleo vão atender à região do Baixo Tocantins.
"O Núcleo totalmente revitalizado vai beneficiar a população de Abaetetuba, mas também habitantes dos municípios vizinhos, que também precisam dos serviços da Polícia Científica, assim como os órgãos de Justiça dessas localidades" - ressaltou Celso Mascarenhas, diretor-geral da Polícia Científica.
Ainda segundo o diretor-geral, mais investimentos estão previsto pelo Estado para ampliar a qualidade dos serviços periciais.
"Estamos com as obras do Imol e de núcleos de alguns serviços periciais em nossa sede, em Belém, do Núcleo de Tucuruí, e já com projeto da Unidade Regional de Santarém. Contamos com o apoio do governador na valorização de nossas unidades" - acrescentou Celso Mascarenhas.