post-image

Setembro Amarelo é tema de palestra para servidores da Polícia Científica.

A palestra, que ocorreu no auditório da sede da PCEPA, também foi transmitida ao vivo para as Coordenadorias Regionais e Núcleos avançados do órgão.

Ocorreu, na manhã desta sexta-feira (27), na Polícia Científica do Pará (PCEPA) a palestra “Aprendendo a identificar e lidar com as emoções como forma de promover saúde mental e valorizar a vida”, em alusão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. O evento foi organizado pelo Núcleo de Assistência ao Servidor (NAS), e teve como palestrante a psicóloga especialista em saúde mental, Rosana Faraon.

post-image
Foto: Amanda Monteiro/ASCOM PCEPA

A palestra, que ocorreu no auditório da sede da PCEPA, também foi transmitida ao vivo para as Coordenadorias Regionais e Núcleos avançados do órgão.

“A campanha Setembro Amarelo é uma campanha que dirige os olhos para o bem-estar e a saúde emocional das pessoas, sobre a valorização da vida e a prevenção do suicídio. Então, se a gente consegue identificar um transtorno de saúde mental logo no seu início, é possível evitar o suicídio. E a importância de trazer isso para dentro da instituição é cuidar dos servidores da casa, mostrar a importância de cuidar da saúde mental, do bem-estar emocional, da qualidade de vida, para que eles possam ter suas vidas preservadas. E a instituição tem esse papel de acolher as pessoas, esse sofrimento emocional humano que está presente em todas as instituições. E aqui na Polícia Científica tem um setor que cuida da saúde emocional, então isso é importante, incentivar as pessoas a cuidarem da saúde mental, até para poder estar bem no ambiente de trabalho, produzir bem, trabalhar melhor” - explicou a psicóloga.

O NAS foi criado em 2020, no período da COVID-19, com o objetivo de atender as demandas de saúde dos servidores, desde então, além da saúde física, também realiza atendimentos de ordem de saúde mental.

“Desde o início, todos os meses a gente tem eventos voltados para algum ponto importante da saúde mental ou física. No mês de setembro, devido à campanha nacional, resolvemos dar ênfase na saúde mental. O NAS possui profissionais formados da área psicossocial, uma psicóloga, três assistentes sociais e os estagiários nessas áreas. Além de que na área de saúde física a gente tem médico e enfermeiros” - afirmou o perito médico-legista e coordenador do NAS, Hinton Barros Jr.

O atendimento aos servidores da PCEPA funciona de segunda à sexta-feira, de 8 às 17 horas, na sede do órgão, em Belém.