post-image

Readequação da Unidade do CPC de Marabá é aprovada pelo Ministério Público do Pará

As adaptações qualificaram as condições estruturais e arquitetônicas do prédio, melhorando o bem-estar nas instalações, conforme protocolos de biossegurança

A direção-geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves recebeu, nesta terça-feira (5), a visita da promotora de Justiça, do Ministério Público do Estado (MPPA), Daniella Dias. Ela esteve na Unidade Regional de Marabá para apresentação das obras do local, que foram entregues pelo governador, Helder Barbalho, em agosto do ano passado.

"As readequações na unidade atenderam todas as demandas recomendadas e homologadas pelo Poder Judiciário, onde encaramos como positivas as condições estruturais, arquitetônica, a qualidade do ambiente, dos protocolos de biossegurança. São condições de qualidade do ambiente e melhor funcionamento do órgão para melhor atendimento da população" - afirmou a representante do Ministério Público, Daniella Dias.

De acordo com a direção-geral do CPCRC, as adequações foram necessárias devido as condições precárias que existiam e que foram recebidas pela atual gestão, como na sala de necropsia, laboratórios, entre outros setores.

“Ao assumirmos a gestão, colocamos como compromisso fazer essa reestruturação predial da unidade de Marabá, cumprida em menos de um ano” - destacou o perito criminal, Celso Mascarenhas, diretor-geral do CPCRC.

post-image
A unidade do CPC passou por readequação
Foto: Divulgação

De acordo com o CPCRC, o curso se fundamenta nas trocas de experiências em campo e tem como objetivo nivelar os profissionais do órgão, sobretudo nessa temática que tem sido uma das mais executadas pela perícia criminal.

“Esse tema é importante porque aborda um dos setores do CPC que mais realiza perícias e produz laudos” - enfatizou o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral do CPCRC.

Ele frisou que para além do compromisso com o Ministério Público, as readequações da unidade de Marabá indicam o compromisso da gestão estadual com os servidores do órgão, a população e a Justiça.

“Foi uma entrega não apenas para atender o MP, mas tínhamos consciência da necessidade dessa adequação, para a unidade atender melhor os usuários e a Justiça, quem usam os serviços da perícia criminal, assim como todos os servidores” - completou Celso Mascarenhas.

O CPCRC segue com a reestruturação da Unidade Regional de Marabá, pois que a sala de necropsia do local está em obras de ampliação para implantação do moderno aparelho de raio x Flatscan. Esse equipamento deve agilizar os exames necropsiais de mortes decorrentes de ferimentos provocados por armas de fogo, lesões internas, entre outros.

“As melhorias continuam acontecendo, não apenas em Marabá, mas em todas unidades, seja na readequação física, como na aquisição de equipamentos” - concluiu o diretor-geral do CPCRC, Celso Mascarenhas.

post-image
Foto: Divulgação