Quem Somos

A Polícia Científica é voltada à assistência aos usuários do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e a sociedade em geral. Realiza a Perícia Oficial no Estado do Pará, por meio dos Instituto de Criminalística e do Instituto de Medicina e Odontologia Legal.

Antes de ser Polícia Científica do Pará, o órgão chamava-se Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC). O Centro foi criado em 2000, ano que se tornou um marco para a Perícia Criminal do Estado, mais precisamente no dia 19 de janeiro, por meio da criação da Lei nº 6.282. Deste modo, o centro passou a ter autonomia administrativa, financeira, técnica e patrimonial, composto pelo Instituto Médico Legal (IML) e Instituto de Criminalística (IC), mas não deixou de ser vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup). O CPCRC foi um dos primeiros centros no Brasil a ter autonomia da perícia oficial, enquanto autarquia.

Em 27 de setembro de 2002, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade, foi inaugurada a sede do CPCRC no Centro de Perí­cias, localizada na Rodovia Transmangueirão, no bairro do Bengui, atrás do Estádio Estadual Jornalista Edgar Augusto Proença. A sede possui mais de 8.000 m2, tendo sua obra e equipamentos subsidiados pelos governos federal e estadual, com custos que somam mais de R$3 milhões de reais.

A lei também instituiu que o Centro ampliasse o atendimento para os demais municípios do Estado, além da região metropolitana de Belém, descentralizando a perícia por meio das unidades regionais localizadas nos município de Santarém, (região Oeste), Castanhal (região Nordeste), Marabá (região Sul) e Altamira (região Sudoeste).

No final de 2021, foi sancionada a Lei 9.382/21, que confirmou a criação da Polícia Científica do Pará, em substituição ao Centro de Perícias. A nova lei tem como base a Resolução 001/2020, do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC) que a troca da identidade visual do órgão para uma nova logomarca, além da mudança de nomenclaturas dos institutos e das unidades regionais do interior. Os institutos passaram a se chamar “Instituto de Criminalística Iran Bezerra” e “Instituto de Medicina e Odontologia Legal Renato Chaves”. Já as unidades passaram a ser chamadas de Coordenadorias Regionais.

Missão

Realizar a Perícia Oficial por meio de métodos técnico-científicos com imparcialidade, auxiliando a Justiça e a Sociedade para a promoção da Cidadania.

Competência

Organizar e normatizar a rede de serviços da Perícia Oficial, por meio do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal, em todo o território do Estado do Pará. A competência também do CPC fomentar o desenvolvimento de recursos humanos para a Medicina Legal e a Criminalística.

Objetivo

Garantir a efetiva presença da Perícia Oficial com qualidade e eficiência em todo o Estado do Pará.