O Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) integra a PCEPA e é responsável pelas perícias médico-legais no ser humano em crimes que deixam vestígios. A medicina legal é uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.

O IMOL é comandado por um Diretor e possui quatro coordenações:

1. Coordenação de Perícia no Vivo
2. Coordenação de Perícia no Morto
3. Coordenação de Psiquiatria Forense
4. Coordenação de Odontologia Legal ou forense

A Coordenação de Perícia no Morto possui a Gerência em Traumatologia Forense e a Gerência em Sexologia Forense. Já a Coordenação de Perícia no Morto, atua com a Gerência de Patologia Forense.

As perícias realizadas pelo IMOL são:

Traumatologia Forense

Trata-se do estudo das lesões (ferimentos, hematomas, fraturas e outros) e traumas que as produzem com interpretação médico-legal, feita por meio de perícia médica que examina lesões corporais, cujo exame complementar é feito através de sanidade física.

Sexologia Forense

A área da Medicina Legal que estuda os vestí­gios deixados por crimes sexuais, aborto, infanticídio e outros. Este ramo pericial utiliza os conhecimentos da obstetrícia, ginecologia, psiquiatria, urologia, pediatria e infectologia. Por meio dela são feitos exames de conjunção carnal, de ato libidinoso diverso de conjunção carnal, de verificação de abortamento, de contágio venéreo, de gravidez, de parto recente ou antigo e exame de verificação de impotência sexual.

Tanatologia Forense

Estuda a morte de natureza violenta e suas consequências. Ela é responsável pelo estudo científico do corpo humano através de necropsias médico-legais e outros exames médicos complementares, caso haja crimes contra a vida, bem como naqueles em que seja necessário fazer exame cadavérico pericial em mortes violentas de causas externas (não naturais).

Psiquiatria Forense

É o estudo das doenças mentais, distúrbios mentais, vontade e comportamento humano para interpretação, executada por psiquiatras forenses em casos de interesse da justiça. O Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” tem se mostrado fundamental na resolução de casos que envolvam tal perícia, como em casos de grande repercussão como o do Maníaco da Ceasa e dos Emasculados de Altamira.

Necrópsia

A perícia de necrópsia pode ser considerada uma das principais do Instituto Médico Legal (IML). Trata-se de um exame macro e microscópico, realizado por um médico legista, após a morte de um indivíduo, com a finalidade de identificar a causa do óbito, apontar doenças associadas e esclarecer os traumas sofridos pela vítima.

Este tipo de perícia é realizada em cadáveres ví­timas de morte violenta (assassinato, queda, afogamento, descarga elétrica, etc.) por meio de solicitação de uma autoridade policial ou judicial. O IML do Pará possui um Raio-x de última geração, o Arco Cirúrgico, que permite periciar um corpo de forma digital em busca de indícios, como traumatismos ou projéteis de arma de fogo.

A perícia também foi realizada em vítimas de mortes consideradas naturais (ocasionadas por doenças ocorridas em hospitais ou em residências). Este tipo de necropsia é chamada de Serviço de Verificação de Óbito (S.V.O).

Odontologia Forense

Esta é uma área da medicina que aplica o conhecimento técnico-científico da estrutura dentária do cadáver, com fins de identificação. Os dentes são estruturas fundamentais à identificação médico-legal, em virtude da sua resistência à putrefação, ao calor, aos traumatismos e à ação de alguns agentes químicos e especificidade (cada dentadura é única). A identificação através dos dentes permite o estudo dos aspectos assinalados para a Antropologia Forense por meio de métodos de reconstrução e comparação, cujos dentes definitivos podem ser descritos através de sistemas de números.