post-image

Polícia Científica pericia embarcação e ponte de Outeiro em construção, atingida na manhã deste domingo

Texto: Monique Leão / (PCEPA).

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) realizou na tarde deste domingo (17) perícias na embarcação que colidiu com a obra de construção de uma ponte estaiada sobre o Furo do Maguari, em Icoaraci, distrito de Belém e no local da colisão. Materiais de trabalho foram perdidos durante a batida.

" A colisão aconteceu entre 7h e 7h10 da manhã, o nosso horário normalmente inicia às 7h, então o pessoal tinha acabado o café da manhã e estava a caminho do local de trabalho, então por sorte não tinha ninguém no local ainda", conta o engenheiro civil e um dos gestores da obra, Cleyder Razzini.

post-image

O gestor destaca ainda que sempre passam balsas como essas pelo local da obra e nunca tinha acontecido nenhum tipo de problema parecido. A empresa que executa o contrato teve perda material de equipamentos que são utilizados para puxar os cabos, que quebrou e caiu na água, além de alguns andaimes onde os funcionários transitam durante o serviço, que também caíram na água.

O trabalho de PCEPA e exatamente documentar e gerar o laudo que comprovará os danos relatados pelo gestor.

"A gente vai analisar, mas a princípio, não há confirmação, de haver algum comprometimento estrutural. Mas a forma como se deu o impacto, o fato de ter colidido com uma gaiola, que é utilizada para que o operário faça os procedimentos de trassionamento dos cabos de proteção caso tivesse algúem nessa gaiola, haveria risco de vida. A pessoa poderia ter caído junto com a gaiola. Duas gaiolas foram atingidas, uma danificou e a outra danificou e ficou no fundo do rio, não foi resgatada", detalha Orley.

post-image

Além da da inspeção visual e fotográfica realizada pelos peritos um o drone, foi utilizado para gravar imagens e fornecer informações estruturais da ponte e uma segunda equipe, da engenharia veicular, fez uma inspeção na embarcação que colidiu com a obra da ponte constatando vestígios do impacto e confirmando que aquela foi a embarcação que provocou o acidente, chamada de Confiança IX.

Apesar do susto e danos materiais a obra continuou normalmente neste domingo, novos materiais serão providenciados pela empresa e o cronograma segue normalmente.