Peritos criminais participam do Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas, em preparação para a COP30
Peritos criminais da Polícia Científica do Pará (PCEPA) participaram, na manhã da última sexta-feira (03), do Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), realizado pela Força Nacional do SUS para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). A simulação ocorreu na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, em Belém, e capacitou forças de segurança pública, tanto Estaduais, quanto Federais, além de órgãos ligados à saúde pública.
O exercício simulou a colisão de um ônibus com um carro de passeio. O motorista do ônibus ficou preso às ferragens, e cinco ocupantes do carro sofreram traumas de diferentes gravidades. O simulado foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Pará e capacitou mais de 300 profissionais da rede para reforçar a resposta a emergências na cidade. A capacitação durou três dias, com treinamento em fundamentos do IMV.
Durante a simulação, os peritos da PCEPA realizaram levantamento no local de crime. Segundo o perito criminal, coordenador da equipe presente no evento, Jadir Ataíde, “é a primeira vez que há união das forças da segurança e dos órgãos de saúde pública para realizar uma simulação de um incidente deste tamanho, sendo muito necessário para que os agentes de segurança estejam preparados e entendam como funciona o trabalho de cada força”, destacou o perito.
O simulado de hoje demonstra o quanto nossas equipes estão preparadas. Aconteça o que acontecer durante a COP30, o sistema de saúde estará pronto para responder. Além disso, os novos recursos serão destinados à ampliação dos serviços de tratamento do câncer, à aquisição de aceleradores lineares para o Hospital Estadual e ao aumento do número de cirurgias por meio do programa Agora Tem Especialistas, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.